O que é, afinal, a quimioterapia?

O que é, afinal, a quimioterapia?

O que é, afinal, a quimioterapia? Joana Preto com a ajuda da Enfermeira Ana Rosado esclarecem este tema nesta nova edição da Onco Glam.

Leia aqui um breve excerto:

"Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o cancro é considerado uma doença crónica, e se o diagnóstico for feito antecipadamente e o tratamento for o apropriado, a taxa de sucesso aumenta e muitas pessoas sobrevivem, entrando em remissão. Ainda segundo a OMS, cerca de 30 a 50% dos cancros podem ser prevenidos, evitando os fatores de risco e implementando as estratégias de prevenção recomendadas.

Quando alguém se depara com o diagnóstico de cancro, automaticamente surgem dúvidas, medos e receios, porque apesar dos avanços científicos na oncologia, com propostas de tratamento inovadoras, a palavra “cancro” tem, e terá sempre, um teor negativo, até porque o tratamento da doença oncológica requer um regime terapêutico complexo, muitas vezes subentendido ou mal clarificado.

(...)

 

Para a Enfermeira Ana, qualquer tratamento quimioterápico incorre, inevitavelmente, em alterações da qualidade de vida da pessoa e família, com necessidade de readaptação de papéis sociais e de gestão de emoções. Mas nem sempre a quimioterapia é percecionada como a recorrência a tratamentos com químicos, e que, no fundo, é disso mesmo que se trata. Em verdade, existem diferentes formas de tratamento para o cancro, e quimioterapia engloba várias abordagens.

Antes de mais, a especialista assegura que a diversidade de tratamentos, e de cuidados de saúde, disponibilizados pelas equipas multidisciplinares na área oncológica proporciona um aumento da qualidade de vida, facultando desta forma uma melhor gestão da sintomatologia associada aos tratamentos e, não menos importante, uma melhor promoção da Saúde Mental. (...)"

Leia o artigo completo na edição número 2 da Onco Glam.

Voltar para o blogue