Na próxima sexta-feira, dia 4 de abril, a Sala da Biblioteca do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) acolherá a Invisible Talks – 1ª Conferência sobre Incapacidade Invisível – Design, Comunicação e Acessibilidade. O evento é de entrada livre, mas requer inscrição prévia.
Organizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, em parceria com o IPT, esta conferência surge no âmbito do projeto de investigação “Comunicar a Incapacidade Invisível”. Este projeto foi iniciado em 2020 por Catarina Gestosa da Silva, designer gráfica, professora e mestranda em Design Editorial no IPT, atualmente a realizar um estágio na CIM.
A conferência tem como principal objetivo sensibilizar para a existência de incapacidades não visíveis, que podem ser de natureza visual, motora, auditiva, mental, física ou múltipla, e que impactam significativamente a vida das pessoas que delas padecem. O evento contará com a participação de especialistas em diversas áreas, incluindo design, saúde, comunicação, direito e acessibilidade, promovendo o debate e a troca de experiências. Além disso, visa apresentar soluções inovadoras para melhorar a comunicação sobre estas incapacidades e fomentar a inclusão.
O programa destaca dois painéis de discussão. O primeiro, que terá início às 10h00, abordará o tema “Design e Comunicação – Estratégias para a Sensibilização sobre Incapacidades Invisíveis”. A sessão de abertura contará com a presença de Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM Médio Tejo, e João Corado, presidente do IPT. Seguir-se-á a apresentação do projeto “Comunicar a Incapacidade Invisível”, por Catarina Gestosa da Silva, e uma comunicação de Bruno Giesteira, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Antes do intervalo para almoço, haverá ainda um momento musical protagonizado por Paulo Serafim.
Durante a tarde, o painel subordinado ao tema “Invisível ou Imaginário? Estratégias para combater o estigma” terá início às 14h30, com uma intervenção de Cristina Pinheiro, da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia. De seguida, realizar-se-á uma mesa redonda com a participação de vários profissionais da área: Paulo Gonçalves (Doenças Raras de Portugal), Tamara Milagres (Associação EVITA – Cancro Hereditário), Beatriz Viegas e Cristina Pereirinha (Revista OncloGlam), Raquel Sampaio (Associação Direito Mental), José Cedovim Pinto (Jornal Expresso) e, para encerrar, Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo.
Este evento alinha-se com preocupações globais relacionadas com a promoção da saúde e acessibilidade, garantindo o acesso equitativo à educação e ao emprego, bem como a redução das desigualdades. Através do intercâmbio de conhecimentos entre especialistas e participantes, a conferência pretende contribuir para um ambiente mais inclusivo e adaptado às diversas necessidades e direitos de todos os cidadãos.
Junte-se a nós neste debate importante!