A saúde e a moda vão cruzar a mesma passarela no Moda Lisboa, entre os dias 7 a 10 de Março, no Pátio da Galé.
A nova campanha da MSD Portugal tem como lema “A prevenção do HPV está na moda”.
A marca pretende sensibilizar as camadas mais jovens para a infeção por Papilomavírus humano (HPV) e desafiar tanto mulheres como homens a assumir um papel ativo na gestão da sua saúde.
Com uma revista em tamanho Xxl no patéo principal do evento, a MSD Portugal convida os participantes da 62.ª edição da ModaLisboa a tornarem-se modelos da capa da sua revista. Esta revista apresenta informações sobre a infeção por HPV e visa promover a prevenção da transmissão deste vírus.
De acordo com o comunicado da marca, estima-se que entre 85 a 90% das pessoas sexualmente ativas já tiveram contacto com o HPV em alguma altura das suas vidas sem saber, porque, na maior parte das vezes, a infeção não apresenta sintomas. Deste modo, a transmissão pode ser feita de forma involuntária.
Embora o organismo seja capaz de eliminar o vírus na maioria dos casos, em algumas pessoas, o HPV persiste, podendo estar na causa do desenvolvimento de cancros e lesões associadas ao HPV. A imprevisibilidade da doença associada ao HPV torna, assim, urgente a necessidade de consciencialização para a prevenção.
Dado que o HPV é responsável por 100% dos cancros do colo do útero, 90% dos cancros do ânus, 75% dos cancros da vagina, 63% dos cancros do pénis, 69% dos cancros da vulva e 70% dos cancros da orofaringe, a campanha "A Prevenção do HPV está na Moda" reforça a possibilidade de prevenir um número significativo de doenças provocadas por este vírus.
Ainda segundo o comunicado, a campanha “A prevenção do HPV está na moda” reflete o compromisso da MSD em contribuir para a prevenção de doenças potencialmente evitáveis, através do maior esclarecimento da população.
A OncoGlam esteve presente, e não resistiu a ser capa de revista.