Caleidoscópio - FROC e Filipe Faísca apresentam um lenço que pinta a esperança das crianças com cancro

Caleidoscópio - FROC e Filipe Faísca apresentam um lenço que pinta a esperança das crianças com cancro

 

Quando a esperança se funde com a arte, nasce o Caleidoscópio: um lenço solidário que transcende a moda, tornando-se um símbolo de coragem e criatividade. Esta peça foi concebida pelo designer de moda Filipe Faísca, em colaboração com a Fundação Rui Osório de Castro (FROC). É um mosaico de sonhos, pintado por pequenos grandes artistas – crianças que enfrentam a doença oncológica e celebra os 15 anos da FROC.

 

Cada venda de um lenço Caleidoscópio reverte inteiramente para os projetos informativos da FROC, que apoiam as famílias de crianças com cancro.

“Este lenço tem uma visão pluridimensional e um olhar que é infinito, no sentido em que estamos a ver um octógono (o 8 representa o infinito) que remete para esta ideia de que cada vez que olhamos para o lenço fazemos associações diferentes. Daí chamar-se caleidoscópio”, explica Filipe Faísca. Trata-se, “de um pequeno quadrado que pode falar muito mais do que um\a coleção inteira”. “A arte, o desenho e o amor são contextos fundamentais para o crescimento de crianças que estão a passar por um processo destrutivo. A arte é muito importante para combater tudo o que seja negativo”, acrescenta.

 

Após o sucesso da parceria de 2015 com a FROC, que resultou num padrão preto e branco, a nova colaboração incorpora novas tonalidades, destacando a importância emocional da cor. "Com a introdução da cor, tudo muda," afirma Filipe Faísca.

 

A atriz Inês Herédia também se une a esta causa, enfatizando a importância de fornecer às famílias as informações necessárias para viverem da melhor maneira possível durante esta fase. "Primeiro como atriz, e agora como mãe, tive de aprender a olhar para a vida e para as coisas com um olhar novo. E este lenço dá-nos isso. É um pouco esta a história que é preciso continuar a contar a estas crianças, que há sempre uma coisa boa, até num dia que se pode avizinhar menos bom ou mais duro”, diz Inês.

Além de Inês Herédia, Marta Oliveira da Silva também apoia esta iniciativa.

Mariana Mena, diretora-geral da FROC, expressa seu entusiasmo pelo projeto:

“Quando desafiámos as 12 crianças e adolescentes a participarem quisemos criar um momento lúdico num contexto diferente das rotinas do dia a dia, que lhes permitisse dar largas à imaginação, ajudando-as a potenciar o seu lado artístico e a expressar as suas emoções. O resultado foi um padrão cheio de cor que expressa o caminho que estas famílias partilham. Este lenço é, por isso, muito mais do que um acessório: acaba por ser um símbolo de amor, de força e da alegria contagiante da infância, mesmo quando esta é ensombrada por uma doença como o cancro. A venda do lenço tem como objetivo sensibilizar a sociedade para esta causa ao mesmo tempo nos permite recolher fundos para continuarmos a desenvolver os nossos projetos informativos que apoiam as crianças com cancro e as suas famílias.”

 

Este projeto conta com o apoio das marcas URIAGE e da Staples.

O lenço tem o valor de 35€, e pode ser adquirido através do site da FROC, em https://froc.pt/loja/.

 

Sobre a Fundação Rui Osório de Castro

A Fundação Rui Osório de Castro tem como missão principal apoiar e proteger crianças com cancro e seus familiares, focando-se em duas áreas principais: INFORMAR, esclarecendo pais e crianças sobre questões relacionadas ao cancro infantil, e PROMOVER a INVESTIGAÇÃO, contribuindo para o avanço da medicina nesta área. Desde junho de 2010, é reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública.

 

 

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